Quem não ama queijo? Além de ser delicioso, a grande variedade de opções e sabores nos permite combinar com tantas receitas! Mas, vamos deixar de lado o quanto o queijo nos dá água na boca, você conhece os principais benefícios do queijo para a saúde? Continue lendo, pois, irei dar 6 motivos para você comer ainda mais queijo!
O queijo é uma excelente fonte de proteínas de alto valor e cálcio. Além é claro de muitos outros nutrientes importantes como: fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12.
Conheça os principais benefícios do queijo para a saúde!
Ótima fonte de cálcio:
O queijo é um dos alimentos mais ricos em cálcio, e o cálcio fornecido pelo queijo é uma das substâncias antioxidantes mais conhecidas pelos seus benefícios na prevenção do câncer.
Além disso, se você quer garantir um envelhecimento sadio e com menor risco de doenças como a osteoporose, a ingestão de cálcio é a melhor estratégia de prevenção.
Controle do peso
Segundo estudos, dietas ricas em proteínas podem ajudar a aumentar a saciedade e consequentemente reduzir a vontade de comer. Quando consumido com moderação, o queijo pode inclusive ajudar na perda de peso.
O segredo é consumir queijos brancos, ricos em energia, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Esses nutrientes ajudam o nosso corpo a render bem sob alto nível de esforço físico. Até mesmo alguns atletas consomem queijos brancos de duas a três vezes por dia com este fim.
Previne o câncer de intestino:
O butirato, substância que se forma no intestino e devido à digestão do queijo, facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais. Esse processo evita que ocorram mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer.
Ainda, essa substância diminui o pH do intestino, reduzindo as chances de que surjam alterações malignas nas células.
Reduz o colesterol ruim
Ao ingerir queijo você está ajudando seu corpo a regular o funcionamento do intestino, principalmente por produzir o butirato, essa substância primordial para que as células intestinais trabalhem adequadamente e diminuam os níveis elevados do colesterol ruim.
O queijo também auxilia a proteger o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações, como pressão alta, insuficiência cardíaca e infarto.
Regula o trânsito intestinal:
O queijo, assim como o iogurte, possui um elevado teor de probióticos que ajudam a equilibrar a flora intestinal, evitando, problemas como prisão de ventre ou diarreia.
Desse modo, os queijos ajudam a aliviar o desconforto de algumas doenças intestinais como colite, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn.
Fortalece os ossos e dentes:
Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio, bem como uma mistura de proteínas e vitaminas B, que facilitam a absorção do cálcio no organismo. Assim, fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio ajuda a manter os ossos saudáveis e fortes.
O queijo também protege os dentes contra a erosão causada por ácidos presentes em alimentos como o chá, café, vinho ou refrigerantes.
Para obter todos esses benefícios do queijo a quantidade recomendada que deve ser ingerida em uma dieta é de 20 a 25 gramas por dia, equivalente a 1 ou 2 fatias. Lembrando que para aqueles que possuem intolerância à lactose, deve-se optar por queijos mais amarelos e envelhecidos como o parmesão.
Desenvolvido por Arara Resultados
Atendimento via WhatsApp