Os alimentos fornecidos aos animais devem atender às exigências nutricionais e serem livres de produtos que venham ocasionar problemas à saúde dos animais e dos consumidores. Para atingir esses objetivos, deve-se manejar as pastagens e forragens adequadamente, com preparo do solo, calagem, adubação e controle de plantas invasoras, pragas e doenças. Além disso, deve-se atentar ao estado de conservação das rações, observando alterações como mudança de cor, odor, grumos, compactação ou mofo, pois o uso de ração ou alimento estragado pode trazer consequências graves ao rebanho, podendo levar até a morte. Preparo de silagem e feno de boa qualidade, uso somente de produtos aprovados pelo Ministério da Agricultura na alimentação dos animais, além de disponibilizar água limpa a vontade para todos os animais são algumas formas importantes de conservar alimentos com qualidade e manter a saúde dos animais.
Confira 5 dicas do correto armazenamento dos alimentos que serão destinados à alimentação do rebanho.
– Cobertura do Galpão
Além de coberto, para proteger da chuva, a cobertura evita a incidência direta de sol. Esses fatores podem prejudicar a qualidade dos alimentos armazenados.
– Temperatura de armazenagem
O local deve ser arejado e iluminado, a temperatura interna do galpão deve ser ambiente, nem muito baixa, nem muito alta, a ventilação natural é suficiente para arejar o ambiente.
– Atenção com a umidade
Evite problemas com umidade, não encoste as pilhas na parede, o ideal é que exista espaço suficiente para uma pessoa caminhar entre a parede e a pilha de ração. Nunca deixe os sacos em contato direto com o chão, coloque-o sempre em cima de estrados de madeira (10 a 15 cm do chão).
– Depósito exclusivo
O armazenamento dos alimentos deve ocorrer em local exclusivo, um depósito para ração, sal mineral e grãos, não devendo aproveitar o mesmo espaço para guardar outros insumos.
– Combate de roedores
Eles prejudicam o alimento oferecido ao gado, com doenças como a leptospirose, cuja urina do roedor é o modo de transmissão. Em caso de suspeita de contaminação, não forneça o alimento aos animais.
Recomendamos que o local onde ocorre armazenamento dos alimentos seja periodicamente limpo e inspecionado. Isso evitará prejuízos futuros à sua propriedade e ao seu bolso!
Caso você seja um grande produtor, o silo pode ser uma opção interessante, já que sua estrutura tem controle próprio de temperatura e umidade, o que facilita a manutenção e armazenagem.
Fonte: Premix.2021