Linha Mirim, 207 - Zona Rural, Nova Boa Vista - RS, 99580-000

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE INSUMOS AGROPECUÁRIOS NA FAZENDA

Em grande parte das fazendas que trabalham com a produção pecuária (corte e leite) e demais produções animais (aves, suínos, piscicultura), não se observa uma previsão anual, um planejamento de compras, escolha de fornecedores, manutenção de estoques e outros requisitos para um bom funcionamento da fazenda, ou seja, não se vê uma boa gestão e administração de materiais, que em produção animal denominamos de insumos.

A gestão inadequada dos insumos nas propriedades agropecuárias leva ao desperdício de materiais, estoques desregulados, produtos com prazos de validade vencidos ou até mesmo ausência de medicamentos no momento de emergência que pode comprometer a vida dos animais levando a graves prejuízos financeiros.

Embora essa realidade esteja mudando com o advento da profissionalização das produções pecuárias, observado principalmente na avicultura, suinocultura, bovinocultura de corte e alguns produtores de leite, o que se nota é uma gestão amadora na compra dos insumos para a produção pecuária, principalmente os medicamentos e demais produtos agropecuários.

Ao implantar a gestão de insumos em sua fazenda, o produtor deve fazer um inventário dos insumos presentes e implementar o controle de estoques. Essa administração tem como objetivo determinar quando e quanto adquirir de insumos, reposição de estoques, o preço pago pelos insumos além de cuidar da relação com os fornecedores.

A organização é a principal função do controle de estoques, pois evita o acúmulo de produtos ou a falta deles na farmácia. Garante também o controle financeiro e a distribuição melhor do espaço presente na fazenda.

O controle físico e financeiro de estoque tem como objetivo básico informar a quantidade disponível de cada item existente na fazenda, seja medicamento, seja carrapaticida ou equipamentos. Quanto essa quantidade de produtos significa em valores monetários e o quanto impacta no custo de produção da propriedade.

Ao se delinear a programação de compras na propriedade agropecuária deve-se fazer de acordo a programação de atividades que serão realizadas ao longo do ano pecuário ou ciclo de produção. Esta programação de atividades é fundamental para o manejo, aplicação de vacinas, vermífugos, reforma e implantação de pastagens e demais aspectos operacionais na propriedade.

Ao adotar esta prática, o produtor evitará desperdícios e compras desnecessárias. Também, caso tenha sua programação anual, poderá comprar seus insumos com antecedência e conseguir melhores preços.

A outra etapa a ser implementada é a escolha de fornecedores. Este aspecto é de suma importância para o fornecimento de produtos e medicamentos veterinários. Deve-se estabelecer uma relação de confiança entre produtor e fornecedor.

No auxilio deste planejamento, o ideal é realizar anotação de dados em planilhas, com controles mensais e diários, fundamentando-se na quantidade de animais presentes na produção, no planejamento, inventário dos insumos, controle de estoques, compras e reposição de estoques, contato com fornecedores, orçamento. Adoção destas medidas facilitará sua gestão de insumos e a tomadas de decisões.

Fonte: O presente rural

plugins premium WordPress