Os 9 tipos de queijos mais gostosos do mundo:

O queijo é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Essa delícia, que está sempre em nossas mesas também é muito nutritiva, pois assim como todos os derivados do leite, os queijos apresentam um alto teor de cálcio, proteínas e gorduras benéficas ao organismo.


Você certamente já comeu diversos tipos de queijo. Vamos entender um pouco mais sobre as suas classificações e descobrir quais são os mais gostosos do mundo!


Queijo Parmesão

O queijo parmesão foi criado na Itália, na região de Emilia-Romagna, e produzido com leite de vaca. É classificado como um tipo de queijo duro, em razão de sua textura ser bastante firme e seca, com baixíssimo teor de umidade e grande quantidade de gordura.


Além disso, o parmesão passa pelo processo de maturação, que pode variar entre 6 meses a 3 anos. Com sabor forte e marcante, ele é muito utilizado ralado em receitas de massas e molhos.


Queijo Provolone

O queijo provolone também foi criado na Itália, exatamente nas regiões montanhosas de Lombardia e Veneto. Produzido a partir do leite de vaca pasteurizado. Ele se destaca por ser um queijo defumado. Sua massa é filmada, atribuindo a característica de derretimento a este queijo.


Este queijo pode ser maturado ou não. A maturação pode concorrer por até 45 dias. Ele tem sua textura semi-dura, como o queijo gouda. Com o seu sabor defumado, ele harmoniza muito bem com carnes assadas e principalmente em tábuas de frios.


Queijo Mussarela (Mozarela)

O queijo mussarela ou mozarela é uma adaptação do original queijo Mozzarella criado na Itália a partir do leite cru de búfala, sendo produzido aqui no país com leite de vaca pasteurizado.


É considerado um dos queijos mais frescos, pois, não passa por nenhum processo de maturação, sendo então um queijo macio, com textura cremosa e ao mesmo tempo, firme. Por sua massa passar pelo processo de filagem, possui alta derretibilidads.


O Mussarela é o queijo mais popular do mundo, afinal ele combina com os mais diversos tipos de receitas, incluindo em primeiro lugar o recheio de pizzas.


Queijo Brie

O Brie é o queijo mais antigo que conhecemos, sendo também chamado de o Rei dos Queijos. O queijo Brie é originário da França, produzido a partir do leite de vaca cru.


Seu processo de maturação fica entre 2 a 4 meses, onde se forma uma fina casca branca ao seu redor, devido à presença do fungo Penicillium Camemberti.


Sua textura é macia, sendo bastante cremosa em seu interior, tendo como principal característica seu sabor suave.


Queijo Cheddar

O queijo Cheddar foi criado originalmente na Inglaterra e sua principal característica é o tom mais alaranjado. Ele é produzido a partir do leite de vaca, mas em alguns casos pode ser fabricado com leite de ovelha ou búfala.


A sua maturação leva em torno 24 meses, sendo o tempo mínimo de 9 meses.


A coloração alaranjada deve-se à presença de pigmentos naturais. Ele é classificado como um queijo semi-duro, com textura firme e às vezes um pouco quebradiço.


Queijo Gorgonzola

O queijo que pertence à família dos queijos azuis surgiu na Itália, na região de Lombardia. Os queijos azuis são produzidos a partir do fungo Penicillium, que confere uma coloração azul marmorizada ao queijo. E sua matéria-prima é o leite de vaca pasteurizado.


Seu tempo de maturação varia conforme o tipo de queijo que se quer chegar, que pode ser do tipo doce, com tempo de maturação de 2 meses, ou picante com tempo de cura de 3 meses, ou mais.


O gorgonzola é considerado como semi-macio, pois sua textura é firme e, simultaneamente, cremosa, também podendo ser um pouco quebradiça.


Queijo Gouda

Originário da Holanda, o queijo gouda é produzido com leite de vaca pasteurizado, mas em alguns casos pode ser optado por usar leite de ovelha.


O seu tempo de maturação pode durar até 12 meses, dependendo do tipo de gouda.

Ele faz parte dos queijos semi-duros, com uma textura firme e macia. Sua casca é lisa, brilhante e com toque seco, podendo apresentar colorações de tons diversos, principalmente rosa ou vermelho (que pode ser consumida).


Queijo Roquefort

Outro queijo da família nobre azul, ele é originário da França e sua matéria-prima é o leite de ovelha cru. Produzido a partir de cepas do fungo Penicillium Roqueforti.


A sua maturação é de no mínimo 3 meses, em cavernas especiais localizadas na sua cidade de origem.


O resultado é um queijo semi-macio, com textura quebradiça e sabor pungente, salgado e levemente picante.


Queijo Gruyère

O queijo Gruyère é um queijo suíço, muito conhecido e apreciado. Ele é feito utilizando leite de vaca cru não pasteurizado.


A sua maturação pode durar entre 5 meses a um ano e meio, sendo que quanto mais tempo de maturação, mais firme será e mais acentuado o seu sabor.


Ele é um queijo considerado semi-macio, por sua textura de fácil corte. E seu sabor é levemente adocicado.


Como o local de origem do queijo influencia seu sabor?

O local de origem que o queijo é criado diz muito sobre suas características e peculiaridades. Afinal, a cultura do país proporciona qualidades únicas que os fazem reconhecidos no mundo todo.


O que mais influência na fabricação dos queijos é o comportamento do clima em cada estação, a alimentação e as raças dos animais que fornecem o leite. Essa combinação de condições resulta em queijos com qualidades únicas e sabores característicos.


A cultura de cada país também define aspectos importantes sobre quais tipos de leite devem ser utilizados, como, por exemplo, o leite de vaca, de ovelha, de cabra ou de búfala e a forma de maturação do produto.


Agora que você descobriu os principais tipos de queijos que existem e suas classificações, aproveite para conferir a nossa linha de queijos clicando aqui ou visite o supermercado mais próximo para saborear algumas dessas delícias.

Posts recentes

Ver tudo

Quem não ama queijo? Além de ser delicioso, a grande variedade de opções e sabores nos permite combinar com tantas receitas! Mas, vamos deixar de lado o quanto o queijo nos dá água na boca, você conhe